Os melhores conselhos para manipular os alimentos e sua higiene

No que diz respeito a comida um dos passos mais importantes e fundamentais é a maneira como manipulamos os alimentos e também o devido respeito que damos ao ciclo e condições necessárias para que os insumos se mantenham num ótimo estado.

A qualidade dos ingredientes desde a produção até a manipulação para a preparação de uma receita é fundamental para poder obter pratos com melhor sabor, cheiro e textura.

Todo cozinheiro tem que saber que ao manter a integridade dos alimentos deve assegurar que a comida no irá fazer mal aos convidados, por isso as seguintes recomendações serão dadas e que devem ser aplicadas como regras básicas em toda cozinha.

  • Dando início a principal ferramenta da cozinha: as mãos, essa deve ter a devida atenção a higiene do cozinheiro. Antes de iniciar a cozinhar o mesmo deve ter as suas mãos limpas e também deve lavar as mãos cada vez que vai se trocar de alimento na hora de cozinhar.
  • Manter a cadeia de temperatura de cada ingrediente: se compramos peixe que possuem uma camada de gelo, o mesmo deve ser transportado até a cozinha nas mesmas condições e temperatura, de maneira que se preserve a qualidade do insumo e que se evitem as trocas de temperaturas que possam afetar o bom estado e inclusive danificar o alimento.
  • O uso adequado do uniforme de cozinha: a domma e o chapéu de cozinha possuem uma razão de ser e claro que tudo isso inclui o não uso de adereços, acessórios, pulseira, esmalte, e etc, pois assim evitamos qualquer tipo de possível contaminação física para um prato feito. Não existe nada mais desagradável para um convidado ou cliente do que encontrar algum objeto estranho dentro do seu prato de comida.
  • Ter as tábuas de corte devidamente identificadas e separadas para cada matéria prima, respectivamente, ou seja, de carnes, vegetais, insumos cozidos, e tábua de peixe. Dessa maneira evita-se a contaminação por transferência de bactérias de um insumo cru a um outro cozido.
  • Respeitas as condições que devem ser mantidos os alimentos antes de iniciar o trabalho com eles. As bactérias se reproduzem na maior velocidade diante da presença da humidade e luz solar e é por esse motivo que os alimentos que não precisam permanecer no frio devem ser armazenados em lugares limpos, secos e ventilados.

O que foi passado é apenas a ponta do iceberg, por trás de um cozinheiro temos oculta a arte do conhecimento nos detalhes mais específicos de cada produto, dessa maneira é possível lograr um resultado de excelente qualidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*