Os 10 mandamentos do estudante de culinária

Se você está estudando culinária , é porque a se rendeu aos encantos dos fogões e das delícias de ver a alegria alheia ao experimentarem a sua comida. Mas por trás de toda esta mágica existem regras que devem ser inquebráveis para todo o cozinheiro e cozinheira em qualquer lugar do mundo.

Todo bom cozinheiro sabe que para que a comida tenha um resultado delicioso, é necessário paixão, bom paladar, e manter certas regras de ouro no momento de cozinhar.

  1. Deve-se cuidar da higiene na cozinha: Manusear tudo com muito cuidado e manter os alimentos sempre sobre as superfícies bem limpas, para evitar qualquer tipo de contaminação.
  2. Nunca correr pela cozinha e muito menos com instrumentos na mão. Não corra!! Você pode causar algum tipo de acidente ou deixar cair algum prato no chão.
  3. Ao se movimentar com as panelas quentes é importante estar a e atento e alertar ao grupo presente na área da cozinha, assim serão evitados possíveis acidentes.
  4. Respeitar a autoridade do chef: Devem se recordar que na cozinha a máxima autoridade é do chef, sendo assim é ele quem dirige toda e qualquer ação, respeitar a sua autoridade permite que o trabalho em equipe flua adequadamente.
  5. Nunca permitir que as salas, nem a comida no seu geral se queime. Ninguém gosta de comer a comida queimada, por isso, sempre tenha um olho naquilo que está sendo preparado, para que fique no ponto e também não extrapolem o tempo de cozimento.
  6. Experimente a comida: Não sirva nada que você não tenha experimentado. Toda a sua comida tem que passar pela prova de fogo do seu paladar, assim você terá a certeza de que está no ponto certo.
  7. É indispensável ter utensílios de qualidade. Na hora de preparar os alimentos será de muita necessidade ter os utensílios adequados. E isso se aplicada desde as facas, até as frigideiras que são usados para cozinhar.
  8. Mantenha o seu uniforme limpo: A apresentação diz muito, quando você estiver na cozinha deve se manter o uniforme impecável, evitando que ele se suje muito.
  9. Revise a apresentação do prato a ser servido: A comida entra pelos olhos, por isso é muito importante como se apresenta o seu prato. Antes de servir, garanta que ele tenha uma ótima apresentação, um prato bem apresentado será visto como maus apetitoso do que um prato todo desajeitado.
  10. Ao terminar de cozinhar deixe tudo limpo: Uma fez finalizada a preparação e todos os pratos tenham sido servidos, assegure-se de deixar tudo muito limpo. A higiene é a chave na hora de cozinhar.

Agora você já sabe, se você é um estudante de culinária, tenha certeza sempre de não pecar e seguir sempre cada um dos mandamentos acima para que você se converta em um excelente cozinheiro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*